Turismo
POLO SERRANO
MunicÃpios que compõem o Polo Serrano: Alexandria; Antônio Martins; Apodi; Campo Grande; Carúbas; Doutor Severiano; Felipe Guerra; Lucrécia; Luiz Gomes; Major Sales; Martins; Patú; Pau dos Ferros; Pilões; Portalegre; Riacho da Cruz; São Miguel; Venha Ver e Viçosa.
A perspectiva dos pássaros, as alturas vertiginosas, as montanhas que brotam da terra e levam você para o alto e além, são marcas da vida e da paisagem no Polo Serrano. Essa é a região com as maiores altitudes do estado, o que permite apreciar um clima de montanhas em pleno Sertão potiguar.
No Polo Serrano, você ainda vislumbra mistérios e segredos da humanidade, impressos nas pinturas rupestres do Lajedo Soledade ou no sÃtio arqueológico da Furna do Pelado, marcas de uma ocupação ancestral, e se encanta com a Casa de Pedra, a terceira maior caverna do paÃs.
E as experiências espirituais não se limitam à beleza do cenário, ela pode ser vivida no belo Santuário do Lima, lugar tradicional de peregrinação do norte-rio-grandense.
Tudo eleva a alma. Tudo sossega os olhos.
O Polo Serrano possui um clima ameno durante boa parte do ano, favorecendo a exploração confortável de sua geografia de montanhas e grutas.
Aqui, o tursimo de aventura ganha os ares através do voo livre, seja de asa delta ou de parapente, e aqui é um dos melhores lugares do mundo para a prática desse esporte, palco de4 recordes nacionais de voo à distância.
Paisagem exótica, clima agradável, fósseis e cavernas são convites sussurrados no ouvido dos amantes do ecoturismo..
Os caminhos frios, que levam ao mirante Boa Vista, ao mirante do Canto, à Fonte da Bica e tantas atrações da região das serras, são percorridos diariamente por quem aprecia o clima montanhoso e a vista que se encontra com o horizonte de rochas.
A região serrana do Rio Grande do Norte é famosa por abrigar estruturas hoteleiras de qualidade e uma gastronomia de encher a alma de sabores. Região festivais gastronômicos que são eventos tradicionais do calendário, reunindo chefs de categoria internacional.
Vivenciar o inverno, a delÃcia do frio, acalentado com uma bebida quente, uma boa comida e uma companhia especial, é a receita de um sertão nordestino conhecido por poucos.
Créditos: Projeto RN Sustentável do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Banco Mundial e encarte "Em cada canto, um encanto" Polo Serrano.